Artigos bibliometricos: produção acadêmica divulgada nos periódicos nacionais sob a ótica da análise de rede social

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Prof. do Mestrado Profissional em Administração / Gestão do Esporte (Uninove)
  • Marianne Corrêa dos Santos Faculdade Maurício de Nassau (Parnaíba-PI)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p229

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o perfil e o padrão de crescimento da produção acadêmica dos artigos bibliométricos, nos periódicos nacionais da área de Administração, Contabilidade e Turismo (Triênio 2010-2012), durante o período de 1999 a 2013. Para isso, utilizaram-se, metodologicamente, a técnicas de análise de rede social em 366 identificados. Os principais resultados versam que os periódicos que ficaram em realce neste estudo foram: RAC e RAE. As IESs: USP, UFSC e FURB se destacaram na produção de papers bibliométricos. E os temas que ficaram enfatizados em estudos bibliométricos foram: ensino e pesquisa em contabilidade e metodologia científica. Conclui-se que os resultados deste estudo evidenciam dados e informações macro de como esta sendo trabalhada, divulgada e disseminada as pesquisas que versam sobre a bibliometria na área de Administração, Contabilidade e Turismo (Triênio 2010-2012), contribuindo com isso para a geração de novos estudos correlatos e/ou trabalhos que focam na análise bibliométrica, proporcionando a criação de conhecimento em diversos campos do saber, sobretudo nas áreas ora enfatizadas nesta pesquisa, contribuindo para o fomento de maneira geral na literatura acadêmica nacional de diversos temas, sendo estes, maduros, emergentes e/ou incipientes.

Biografia do Autor

Henrique César Melo Ribeiro, Prof. do Mestrado Profissional em Administração / Gestão do Esporte (Uninove)

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (2014), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2009), possui graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (2005), especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Piauiense (2007), e especialização em Controladoria Governamental pela Faculdade Piauiense (2010). Atualmente é professor da Faculdade Piauiense Maurício de Nassau dos cursos de Administração e Contabilidade. Linha de pesquisa, Estratégia e Estudos Organizacionais, com ênfase nos temas: Governança Corporativa, Estratégia, Sustentabilidade, Controladoria, Contabilidade e Finanças. Membro do grupo de estudos com proprietários, representantes dos proprietários e altos executivos(GEPRA).

Marianne Corrêa dos Santos, Faculdade Maurício de Nassau (Parnaíba-PI)

Graduada em Administração (FAP-Parnaíba), Especialista em Docência do Ensino Superior (FAP-Parnaíba), Mestranda em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

Artigos