O gap entre as expectativas do serviço esperado pelos alunos e as expectativas dos alunos na visão do corpo docente

Autores

  • Sulyana Comério Margotto Borghi FUCAPE Business School
  • Emerson Wagner Mainardes FUCAPE Business School
  • Érika Ronqueti Terra Silva FUCAPE Business School

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p249

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) estão cada vez mais interessadas no desenvolvimento de ferramentas que possibilitem avaliar e gerenciar as expectativas dos seus discentes, com o propósito de atraí-los e mantê-los satisfeitos. Este estudo se propôs a investigar o gap entre o que o corpo docente acredita que o aluno espera de um curso e de uma IES e as reais expectativas do aluno ingressante no ensino superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa com alunos ingressantes de uma IES por meio da aplicação de um questionário. Para possibilitar a análise do gap, também foram coletadas as percepções do corpo docente da IES por meio de questionário adaptado. Os resultados da investigação demonstraram que o corpo docente acredita que o aluno espera aspectos relacionados à estrutura física, tecnologia, processos internos e recursos necessários na prestação de serviço de ensino. No entanto, o aluno espera uma colocação no mercado de trabalho e sua ascensão na carreira profissional e na vida pessoal. Concluiu-se que identificar a existência do gap possibilitará à IES ajustar seus serviços de maneira mais assertiva, podendo levar os alunos à satisfação.

Biografia do Autor

Sulyana Comério Margotto Borghi, FUCAPE Business School

Mestre em Administração (FUCAPE Business School, Brasil).

Emerson Wagner Mainardes, FUCAPE Business School

Doutor em Administração (Universidade da Beira Interior, Portugal)

Érika Ronqueti Terra Silva, FUCAPE Business School

Mestre em Administração (FUCAPE Business School, Brasil).

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Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

Artigos