Interesse e atitude dos estudantes de administração e ciencias contábeis em relação às disciplinas de formação básica

Autores

  • Nilson dos Santos Dias Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR UNIVEL
  • Alex Cáceres Leite Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR UNIVEL
  • José Roberto Domingues da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR UNIVEL
  • Wesley Vieira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p296

Resumo

A formação acadêmica dos cursos de administração e ciências contábeis prevê que o egresso possua habilidades de análise, compreensão e busca de soluções para problemas sociais, em face disso, o currículo do curso busca ofertar uma formação em conhecimentos gerais e humanos. Este trabalho tem como objetivo identificar o nível de interesse dos estudantes de curso de bacharelado em Ciências Contábeis e Administração com relação às disciplinas de formação básica que são essenciais na sua formação. A partir do uso de um modelo baseado na literatura, foram pesquisados os fatores que influenciam no interesse do aluno, valendo-se de um questionário aplicados a 455 estudantes de ambos os cursos. Os dados coletados foram submetidos a técnicas de análise estatística descritiva univariadas (estatísticas descritivas, análise fatorial e regressão linear). Como resultados dessa análise identificou-se que as habilidades, a importância percebida da disciplina, a dificuldade percebida e a autoconfiança influenciam positivamente no interesse do aluno pelas disciplinas de formação geral.

Biografia do Autor

Nilson dos Santos Dias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR UNIVEL

Administração

Alex Cáceres Leite, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR UNIVEL

Administração

José Roberto Domingues da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR UNIVEL

Administração

Wesley Vieira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Administração

Downloads

Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

Artigos