Análise envoltória de dados para avaliação da eficiência financeira dos cursos de graduação de uma IES comunitária

Autores

  • Cleyton de Oliveira Ritta Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Nelson Hein Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p91

Resumo

O objetivo geral da pesquisa é avaliar a eficiência financeira dos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) comunitária. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, do tipo estudo de caso com abordagem quantitativa por meio da modelagem matemática de Análise Envoltória de Dados (DEA).  Os resultados da pesquisa mostraram que 7 cursos são eficientes (50,00%) e 7 cursos são considerados ineficientes (50,00%). A técnica DEA revela que para buscar a eficiência financeira, os cursos ineficientes necessitam aumentar receitas e diminuir despesas administrativas e outras despesas operacionais. Diante dos resultados, conclui-se que as ações gerenciais indicadas pela DEA requerem uma reflexão crítica por parte dos gestores. A primeira ação, que envolve a possibilidade de aumento de receitas, está vinculada, principalmente, às condições de infraestrutura universitária disponível e aos fatores socioeconômicos da região e de potenciais alunos; além da observância dos preços praticados por cursos concorrentes. A segunda ação, relativa aos gastos operacionais, cabe uma discussão sobre a efetiva necessidade de realização da despesa e sobre o desenvolvimento de políticas gerencias que aumentem o controle de gastos para evitar desperdícios, abusos e excessos de consumo sem justificativas cabíveis.

Biografia do Autor

Cleyton de Oliveira Ritta, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutrorando em Ciências Contábeis (FURB). Mestre em Contabilidade (UFSC). Professor do Curso de Ciências Contábeis da UNESC.

Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Mestra em Engenharia da Produção (UFSC). Professora do Curso de Ciências Contábeis da UNESC.

Nelson Hein, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Pós-Doutorado em Contabilometria (Anderson School of Management da Universidade do Novo México – EUA), Pós-Doutorado em Matemática Aplicada (Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA), Doutor em Engenharia da Produção (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FURB.

Downloads

Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

Artigos