Proposta de modelo para avaliação da satisfação com a qualidade do ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p1Resumo
Este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta para avaliação da satisfação com a qualidade de serviços no ensino. As dimensões do modelo proposto foram baseados em estudos de Parasuraman et al (1985), com inserção de dimensões relacionadas ao Capital social (Coleman, 1988) e Didática (Libâneo 1994). Adotou-se neste estudo uma abordagem quantitativa. A população da pesquisa foram os estudantes dos níveis do Ensino Fundamental, Médio, Superior, Especialização e Pós-Graduação, sendo amostra composta por 458 estudantes. Os dados foram analisados por meio de Regressão Linear Múltipla. Os testes de confiabilidade do modelo apresentaram valores acima dos índices esperados mostrando-se um modelo competente para avaliar a satisfação da qualidade no ensino pelos discentes. A análise realizada mostrou que o modelo explica em 81% a satisfação geral dos discentes com a qualidade de ensino e também que, as dimensões relacionadas ao capital social de Coleman (1988), foram excluídas do modelo por não apresentarem significância. A dimensão com maior grau de explicação sobre a satisfação é a Didática, em 66,4%.Downloads
Publicado
2018-01-01
Edição
Seção
Artigos
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