Avaliando as práticas extensionistas na Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba: das diretrizes do FORPROEX às percepções de atores envolvidos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p116Resumo
A oferta de vagas na educação superior cresceu significativamente no Brasil, principalmente após os anos de 1990, contexto no qual as universidades públicas assumem papel relevante no tocante ao tripé ensino, pesquisa e extensão. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de docentes e de empresários sobre as atividades de extensão na Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba, em Minas Gerais, Brasil. A avaliação teve como parâmetros as diretrizes para ações de extensão universitária propostas pelo FORPROEX (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras) pactuadas em 2012. A pesquisa teve caráter quantitativo e qualitativo, objetivando descrever o perfil dos respondentes (15 docentes e 20 empresários) e o significado da extensão para os mesmos, bem como, a conformidade das atividades de extensão com os objetivos do FORPROEX. A mensuração das diretrizes foi pautada em uma escala likert de 1 a 7 pontos. Quanto aos resultados, destaca-se que apenas para a diretriz Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão ocorreram diferenças significativas das médias entre docentes e empresários. A diretriz Impacto e Transformação Social foi a de menor desempenho na avaliação dos empresários, enquanto a de maior desempenho foi a Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, também na avaliação dos empresários. Dentre as contribuições deste trabalho, destaca-se a possível utilização dos resultados para a avaliação de ações, políticas e diretrizes, relativas às atividades de extensão, praticadas pela Universidade, visando melhor alinhamento de interesses e expectativas entre Universidade e comunidade local.
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