De professor a chefe de departamento: um estudo sobre o desenvolvimento das competências gerenciais desses profissionais numa universidade pública

Autores

  • Diogo Reatto Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM
  • Janette Brunstein Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p184

Resumo

Esta pesquisa qualitativa interpretativista básica responde a como professores da Faculdade de Odontologia de Araçatuba/UNESP desenvolvem suas competências gerenciais para atuarem como chefes de departamentos de ensino; e o que esses professores entendem por um chefe de departamento competente, ou seja, que concepção dão ao seu trabalho e quais conhecimentos mobilizam para a prática da sua função. As entrevistas semiestruturadas revelaram que o entendimento do trabalho pelos chefes é funcional, ou seja, supervisionar e controlar atributos técnicos da função, atuando como instrumentos burocráticos da gestão universitária. Os saberes teóricos limitam-se a conhecer as legislações da Universidade. Quanto aos saberes práticos, as rotinas administrativas poderiam ficar a cargo dos funcionários administrativos enquanto que as competências para o saber-agir são desenvolvidas por meio da observação das ações de colegas, pela experiência em funções anteriores e trajetória docente na Universidade. Os sentimentos e experiências no trabalho mais marcantes são cobrança por resultados e problemas nos relacionamentos interpessoais com docentes e técnicos-administrativos. A motivação para a gestão universitária é somente financeira. Os achados deste estudo contribuem teoricamente ao abandonar abordagens prescritivas e centrar sua discussão na imagem que o chefe de departamento constrói de si mesmo como gestor nas suas práticas sociais no trabalho.

Biografia do Autor

Diogo Reatto, Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Mestre em Administração - área de Gestão Humana e Social nas Organizações  - pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Especialista em Gestão de Pessoas no Setor Público, em Gestão Empresarial e em Docência no Ensino Superior.

Bacharel em Administração e Comércio Exterior pelo Unitoledo - Araçatuba/SP.

Janette Brunstein, Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo/USP. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos