A institucionalização do tema sustentabilidade no curso de graduação em administração
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p300Resumo
Esse trabalho tem como objetivo geral analisar como se deu o processo de institucionalização do tema sustentabilidade no curso de graduação de Administração da Universidade Estadual de Londrina. Para atingir esse intento foi utilizado como base analítica a teoria de Tolbert e Zucker (1999) que subdivide o processo de institucionalização em três fases: habitualização, objetificação e sedimentação. Quanto à metodologia essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com fins descritivos e estudo de caso. Mediante análise dos documentos legais e institucionais que contemplam a construção do curso de administração, foi possível identificar pontos de convergência para a inserção da sustentabilidade, verificando-se que o curso atende as normativas legais do ensino de administração e que a sua Proposta Pedagógica (PPC) tem-se a temática sustentabilidade. No que é pertinente ao exame do processo de institucionalização, se observou as seguintes perspectivas: a temática sustentabilidade está pré-institucionalizada no curso de administração; a opção pela temática sustentabilidade no curso de administração da UEL foi assinalada como oriunda de exigências sociais, de forma natural e espontânea, motivada pela busca de uma formação mais ampla para o administrador, e que se encontra materializada na proposta da uma matriz curricular que contempla o tema de forma transversal.Downloads
Publicado
2018-01-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).