A institucionalização do tema sustentabilidade no curso de graduação em administração

Indiara Beltrame, Luciano Gomes dos Reis, Karina Rocha Henriques Gehlen

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo geral analisar como se deu o processo de institucionalização do tema sustentabilidade no curso de graduação de Administração da Universidade Estadual de Londrina. Para atingir esse intento foi utilizado como base analítica a teoria de Tolbert e Zucker (1999) que subdivide o processo de institucionalização em três fases: habitualização, objetificação e sedimentação. Quanto à metodologia essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com fins descritivos e estudo de caso. Mediante análise dos documentos legais e institucionais que contemplam a construção do curso de administração, foi possível identificar pontos de convergência para a inserção da sustentabilidade, verificando-se que o curso atende as normativas legais do ensino de administração e que a sua Proposta Pedagógica (PPC) tem-se a temática sustentabilidade. No que é pertinente ao exame do processo de institucionalização, se observou as seguintes perspectivas: a temática sustentabilidade está pré-institucionalizada no curso de administração; a opção pela temática sustentabilidade no curso de administração da UEL foi assinalada como oriunda de exigências sociais, de forma natural e espontânea, motivada pela busca de uma formação mais ampla para o administrador, e que se encontra materializada na proposta da uma matriz curricular que contempla o tema de forma transversal.

Palavras-chave


Processo de institucionalização; Sustentabilidade; Graduação em administração

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p300

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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