Intensão em ingressar no ensino superior: uma análise sob a perspectiva dos valores e dos fatores motivacionais

Autores

  • Fernando Lopes Coutinho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)
  • Ramon Silva Leite Programa de Pós-Graduação em Administração Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Belo Horizonte - Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-2212-9510
  • Sebastiao Aleixo Souza Filho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p122

Resumo

O percentual da população brasileira com ensino superior ainda é baixo, mesmo quando se compara com outros países da América Latina. Assim, compreender as influências e motivações dos alunos do ensino médio para ingressarem no ensino superior se torna relevante. O presente estudo objetivou analisar quais fatores influenciam os alunos do ensino médio no reconhecimento da necessidade de cursar o ensino superior. Buscou-se entender também a influência das condições socioeconômicas e da natureza administrativa das instituições frequentadas pelos alunos (públicas ou privadas) nesta intenção, assim como o papel dos valores pessoais nessa pretensão. A pesquisa, de natureza quantitativa descritiva, baseou-se em uma survey e contou com a participação de 406 alunos regularmente matriculados no terceiro ano do ensino médio. Os dados foram tratados por meio de estatísticas descritivas e testes de comparação de médias entre grupos. Os resultados indicaram que, no reconhecimento da necessidade de ingressarem no ensino superior, os alunos sofrem, individualmente, influência tanto de sua situação socioeconômica, quanto de fatores intrínsecos e extrínsecos, bem como de seus valores individuais e sociais. Observou-se diferenças de valores entre os alunos, de acordo com o tipo de instituição escolar frequentada, inexistindo diferença quando a comparação é feita entre os grupos de pretensão.

Biografia do Autor

Fernando Lopes Coutinho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)

Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais 

Ramon Silva Leite, Programa de Pós-Graduação em Administração Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Belo Horizonte - Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais 

Sebastiao Aleixo Souza Filho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)

Graduado em letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). MBA em finanças pelo IBMEC. Mestre em administração pelo programa de pós-graduação em administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Artigos