Intensão em ingressar no ensino superior: uma análise sob a perspectiva dos valores e dos fatores motivacionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p122Resumo
O percentual da população brasileira com ensino superior ainda é baixo, mesmo quando se compara com outros países da América Latina. Assim, compreender as influências e motivações dos alunos do ensino médio para ingressarem no ensino superior se torna relevante. O presente estudo objetivou analisar quais fatores influenciam os alunos do ensino médio no reconhecimento da necessidade de cursar o ensino superior. Buscou-se entender também a influência das condições socioeconômicas e da natureza administrativa das instituições frequentadas pelos alunos (públicas ou privadas) nesta intenção, assim como o papel dos valores pessoais nessa pretensão. A pesquisa, de natureza quantitativa descritiva, baseou-se em uma survey e contou com a participação de 406 alunos regularmente matriculados no terceiro ano do ensino médio. Os dados foram tratados por meio de estatísticas descritivas e testes de comparação de médias entre grupos. Os resultados indicaram que, no reconhecimento da necessidade de ingressarem no ensino superior, os alunos sofrem, individualmente, influência tanto de sua situação socioeconômica, quanto de fatores intrínsecos e extrínsecos, bem como de seus valores individuais e sociais. Observou-se diferenças de valores entre os alunos, de acordo com o tipo de instituição escolar frequentada, inexistindo diferença quando a comparação é feita entre os grupos de pretensão.Downloads
Publicado
2018-09-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).