Os valores relativos ao trabalho e o entrincheiramento organizacional dos servidores de uma universidade pública

Autores

  • Sarah Renata Menezes e Silva Universidade Federal de Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Luis Eduardo Brandão Paiva Universidade Federal de Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal de Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p166

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre os valores relativos ao trabalho e o entrincheiramento organizacional dos servidores de uma universidade pública. Adicionalmente, pretende-se comparar os valores relativos ao trabalho e o entrincheiramento organizacional entre os docentes e os técnicos administrativos. Diante disso, tem-se uma pesquisa quantitativa, de natureza descritiva, junto a 384 servidores de uma universidade pública, em que foram adotadas duas escalas previamente validadas: a Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho, de Porto e Pilati (2010); e a Escala de Entrincheiramento Organizacional, de Rodrigues e Bastos (2012). Para o tratamento dos dados, utilizou-se a estatística descritiva, inferencial (teste t e teste de Mann-Whitney) e a correlação de Spearman. Os resultados indicam que existem relações positivas entre ajustamento à posição social e realização; entre arranjos burocráticos impessoais e universalismo e benevolência; e entre limitação de alternativas e conformidade; e relações negativas entre arranjos burocráticos impessoais e segurança; e entre limitação de alternativas e segurança. De modo geral, os técnicos administrativos sentem mais restrições a empregabilidade do que os docentes, e estes, por sua vez, priorizam mais autoridade, riqueza, reconhecimento social e autoridade, ao compará-los com os técnicos administrativo.

Biografia do Autor

Sarah Renata Menezes e Silva, Universidade Federal de Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal de Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal de Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da UFC.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Artigos