Os valores relativos ao trabalho e o entrincheiramento organizacional dos servidores de uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p166Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre os valores relativos ao trabalho e o entrincheiramento organizacional dos servidores de uma universidade pública. Adicionalmente, pretende-se comparar os valores relativos ao trabalho e o entrincheiramento organizacional entre os docentes e os técnicos administrativos. Diante disso, tem-se uma pesquisa quantitativa, de natureza descritiva, junto a 384 servidores de uma universidade pública, em que foram adotadas duas escalas previamente validadas: a Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho, de Porto e Pilati (2010); e a Escala de Entrincheiramento Organizacional, de Rodrigues e Bastos (2012). Para o tratamento dos dados, utilizou-se a estatística descritiva, inferencial (teste t e teste de Mann-Whitney) e a correlação de Spearman. Os resultados indicam que existem relações positivas entre ajustamento à posição social e realização; entre arranjos burocráticos impessoais e universalismo e benevolência; e entre limitação de alternativas e conformidade; e relações negativas entre arranjos burocráticos impessoais e segurança; e entre limitação de alternativas e segurança. De modo geral, os técnicos administrativos sentem mais restrições a empregabilidade do que os docentes, e estes, por sua vez, priorizam mais autoridade, riqueza, reconhecimento social e autoridade, ao compará-los com os técnicos administrativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).