O REUNI e seus reflexos na estrutura organizacional das instituições de ensino: uma análise da Universidade Federal de Pelotas

Autores

  • Andressa Andrade Duquia Universidade Federal de Pelotas
  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas (UFPel/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p188

Resumo

O presente estudo visa analisar as mudanças ocorridas na estrutura organizacional da Universidade Federal de Pelotas, após a implantação do REUNI, em 2008. Partindo de uma abordagem predominantemente qualitativa, primeiramente, foram coletados dados secundários como forma contextualizar e confrontar os dados primários. Para esses, optou-se pela realização de entrevistas semiestruturadas, com sujeitos selecionados por julgamento. Após a coleta de dados e tomando as dimensões estruturais (complexidade, coordenação e centralização) como lente teórica, realizou-se a análise, comparando o período anterior e posterior à implantação do REUNI na UFPel. Nesse processo, ficou evidente que a expansão proporcionada pelo REUNI afetou diretamente todas as dimensões mencionadas. O crescimento considerável que a UFPel presenciou acarretou em impactos na sua estrutura organizacional, isto é, na forma como o trabalho e o poder estavam distribuídos. A partir daí, com a universidade mais robusta e complexa, de certa forma, o poder acaba por ser um pouco mais descentralizado entre os tomadores de decisões, a fim de obter decisões mais ágeis. Além disso, com todas essas transformações, tornou-se necessário rever as normas que regem a instituição, fazendo com que o aumento da complexidade e a necessária descentralização fossem acompanhados pela crescente formalização das atividades.

Biografia do Autor

Andressa Andrade Duquia, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Administração e Mestra em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Marcio Silva Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas (UFPel/Brasil)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de SAnta Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA) e do Curso de Bracharelado Administração da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Lider do Núcleo de Estudos Marcelo Milano Falcão Vieira (NeMaVi).

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Artigos