Avaliação da qualidade dos serviços de educação a distância no ensino superior: proposta e avaliação de escala de mensuração

Autores

  • Aléssio Bessa Sarquis Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • João Coelho Soares Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil.
  • Carolina Bez Batti Hübbe Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil.
  • Vilmar Gonçalves Tondolo Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande, RS – Brasil
  • Rosana Da Rosa Portella Tondolo Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande, RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p305

Resumo

No ensino superior privado, um dos grandes desafios é mensurar a qualidade percebida dos serviços de educação a distância. Com base na literatura de marketing, o artigo analisou as dimensões da qualidade percebida do serviço de educação à distância de uma instituição comunitária de ensino superior, na perspectiva do estudante, propondo e avaliando uma escala de mensuração. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, com levantamento de campo e
estudo de caso. A coleta de dados envolveu questionário auto administrado e a participação de 459 estudantes. Os resultados indicam que a escala de mensuração proposta tem confiabilidade e validade, podendo ser utilizada na mensuração da qualidade percebida dos serviços, na perspectiva do estudante; que os serviços da instituição de ensino superior analisada têm qualidade elevada nos atributos relevância das disciplinas, conhecimento dos instrutores e atendimento da coordenação; que os atributos dos serviços da IES com menor qualidade percebida são incentivo à pesquisa e estímulo à criticidade dos estudantes. O estudo contribuiu
para a identificação de dimensões e variáveis envolvidas na mensuração da qualidade percebida de serviços EAD no contexto do ensino superior.

Biografia do Autor

Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da UNISUL
•Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP
•Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau – FURB

João Coelho Soares, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil

Carolina Bez Batti Hübbe, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil.

Graduada em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil

Vilmar Gonçalves Tondolo, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande, RS – Brasil

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande, RS – Brasil.

Rosana Da Rosa Portella Tondolo, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande, RS – Brasil

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande, RS – Brasil

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Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Artigos