Desafios da gestão universitária contemporânea: presenteísmo e seus impactos no desenvolvimento discente

Autores

  • Marina Costa Cândido de Paulo Centro Universitário Una
  • Danilo de Melo Costa Centro Universitário UNA https://orcid.org/0000-0002-3001-0352
  • Rodrigo Mascarenhas Morato de Andrade Centro Universitário Una

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p1

Resumo

Presenteísmo é um conceito utilizado para representar o fato de um indivíduo estar presente fisicamente no seu ambiente de atuação, mas, devido a problemas intrínsecos, a sua concentração não estar voltada para a atividade exercida. Considerando que o fenômeno do presenteísmo tem atingido cada vez a sala de aula, sobretudo após o advento dos smartphones e redes sociais, o presente artigo tem como objetivo consolidar os aspectos presentes no ambiente universitário com a teoria e sugerir um instrumento para identificação e mensuração do presenteísmo na comunidade discente, de modo a auxiliar neste desafio da gestão universitária contemporânea. Para tanto, foi realizado um grupo de foco com nove participantes, entre docentes e discentes de uma instituição de ensino superior de grande porte de Belo Horizonte, Minas Gerais. Desse modo, observa-se que o presenteísmo é um problema que acomete a comunidade discente atualmente, e que são vários os fatores que contribuem para essa atitude presenteísta, o que permite concluir que o monitoramento dessa situação a partir do instrumento proposto poderá representar significativos ganhos de aprendizagem, rendimento e consequentemente melhores oportunidades para os futuros profissionais.

Biografia do Autor

Marina Costa Cândido de Paulo, Centro Universitário Una

Possui Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNA, sendo premiada com o portal Bronze de melhor aluna (2018). Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009)

Danilo de Melo Costa, Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil) com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá).

Coordenador e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA.

Rodrigo Mascarenhas Morato de Andrade, Centro Universitário Una

Master of Arts in International Business and Economics pela University of Applied Sciences Schmalkalden (2009).

 

Professor do Centro Universitário Una.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos