Processo admissional e lotação de pessoal: a realidade de uma IFES
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p147Resumo
O artigo analisa a efetividade do instrumento utilizado quando da entrevista admissional e sua relação com a lotação dos servidores ocupantes do cargo de Assistente em Administração, admitidos no concurso público realizado em 2013, na UFBA. Para o cumprimento do objetivo da pesquisa, aplicou-se via Survey,um questionário, com base na escala Likert, composto por cinco categorias. Também se realizou pesquisa documental e observação ativa. Os resultados apontaram que, em geral, há certo grau de satisfação em todas as dimensões avaliadas, entretanto um número significativo de servidores não considerou que a definição de sua unidade de lotação levou em conta suas competências profissionais, apesar de alguns afirmarem que estas foram adequadamente identificadas, reforçando a visão de que a entrevista admissional tem sido realizada de forma efetiva, mas seus resultados não são aproveitados no processo de lotação. Aponta-se como principal limitação dessa pesquisa o escopo da população estudada, assim, sugerem-se novas pesquisas com envolvimento da alta gestão (pró-reitores, coordenadores/chefes de equipes de trabalho e dirigentes de unidades administrativas e acadêmicas), bem como o aprimoramento dos instrumentos utilizados no processo admissional da UFBA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).