Estratégias e técnicas de ensino-aprendizagem no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Rondônia, campus de Porto Velho: percepção dos graduandos

Autores

  • Aline Fagundes de Melo Universidade Federal de Rondônia
  • Raísa Gabrielle Marques de Souza Universidade Federal de Rondônia
  • Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira de Lima Universidade Federal de Rondônia
  • Gilberto Aparecido dos Santos Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p167

Resumo

A presente pesquisa objetivou verificar quais as principais estratégias e técnicas de ensino-aprendizagem utilizadas na educação contábil e que proporcionam maior eficácia ao aprendizado, na percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis. A pesquisa se caracteriza quanto ao objetivo como descritiva, quanto à abordagem de problema como quali-quatitativa, quanto aos procedimentos realizou-se pesquisa bibliográfica e levantamento de dados com aplicação de questionário. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Rondônia – UNIR-localizada no Campus José Ribeiro Filho em Porto Velho. Foi considerado sujeito da pesquisa os alunos dos cursos de Ciências Contábeis. Através da análise de frequência e Ranking Médio os resultados mostram que as estratégias que geram maior eficácia para o aprendizado são: Aula Expositiva, Leitura/Estudo Dirigido, Trabalho em Grupo/Seminário, Discussão/ Debates/Grupos de oposição, Aulas com vídeo, Método do caso/estudo de caso, Aula pratica e de Laboratório e Aprendizagem experimental/ Estágio. Tais resultados foram convergentes com os estudos abordados no contexto do trabalho.

Biografia do Autor

Aline Fagundes de Melo, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Rondônia

Raísa Gabrielle Marques de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Rondônia

Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira de Lima, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Ciências Contábeis; Mestre em Administração e Controladoria; Doutorando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiebte; Professor Dedicação Exclusiva do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia

Gilberto Aparecido dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Ciências Contábeis; Mestrando em Engenharia de Produção; Professor Dedicação Exclusiva do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos