A evasão aparente entre engenharias sob a ótica da análise de redes sociais

Autores

  • Newton da Silva Miranda Júnior Universidade de Brasília (UnB)
  • Andrea Felippe Cabello Universidade de Brasília (UnB)
  • Valmir Emil Hoffmann Universidade de Brasília - UnB.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p210

Resumo

Embora muito se ressaltem as altas taxas de deserção acadêmica nos cursos de engenharia, as evasões aparentes pouco são evidenciadas, mesmo sendo parte do fenômeno. Dessa forma, o presente estudo aborda a evasão aparente entre habilitações da grande área de conhecimento das engenharias por meio da Análise de Redes Sociais - ARS. Como objetivo geral, descreveu-se essa rede por meio das métricas de densidade e grau de centralidade, analisando-se o fluxo migratório dos 259 casos de transferências internas de  alunos entre as 15 habilitações de engenharia, no período de 2012 a 2016, na Universidade de Brasília. Entre os resultados, a rede densa e os rumos dos fluxos migratórios entre os cursos sugerem uma propensão de o aluno de engenharia apenas mudar de habilitação entre as possíveis na instituição, permanecendo na área. As engenharias mecânica, elétrica e produção despontaram como as mais buscadas. Por outro lado, engenharias criadas mais recentemente na instituição tenderam a perder alunos dentro da rede. As evidências do estudo permitiram concluir que o aluno, embora incerto quanto à habilitação, possuiu a área de conhecimento como certa.

Biografia do Autor

Newton da Silva Miranda Júnior, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Administrador na Administração Pública Federal.

Andrea Felippe Cabello, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunta no Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB).

Valmir Emil Hoffmann, Universidade de Brasília - UnB.

Doutor em Administração pela Universidad de Zaragoza. Professor Titular do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos