A sustentabilidade na perspectiva de discentes de administração de uma universidade pública federal: na prática a sustentabilidade fica no discurso

Autores

  • Annor da Silva Junior Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) http://orcid.org/0000-0003-4124-5277
  • Priscilla de Oliveira Martins da Silva Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) http://orcid.org/0000-0002-2922-6607
  • Katia Cyrlene de Araújo Vasconcelos Doutoranda em administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). http://orcid.org/0000-0001-6972-7599
  • Vitor Correa da Silva Doutorando em administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
  • Sarah Luiza Martins Silva de Brito Acadêmica de ciências contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
  • José Michel Rocha Monteiro Acadêmico de ciências contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p292

Resumo

Investigou-se o ponto de vista de discentes de graduação em administração acerca da noção de sustentabilidade. Articulou-se a teoria dos stakeholders, com o corpo de conhecimento acerca da sustentabilidade, da ética e da formação do administrador. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa survey, cuja coleta envolveu a triangulação de dados por meio da aplicação de questionários e pesquisa documental. Os dados coletados por meio de questionários foram submetidos à análise estatística. A amostra contou com 233 discentes (30,98% do tamanho da população) de todos os períodos do curso e dos turnos matutino e noturno. A síntese dos resultados revela que, do ponto de vista dos respondentes, a noção de sustentabilidade, que pressupõe o tratamento equitativo das dimensões econômica, sociocultural e ambiental, fica apenas no campo do discurso (comportamento esperado) e não se materializa na prática (comportamento efetivo). As evidências indicam que a dimensão econômica prevalece sobre as demais, principalmente, quando a lucratividade do acionista e a sobrevivência da organização são os objetos de investigação. Reflexões acerca do processo de formação do administrador são necessárias, sobretudo pelos indícios de que o modelo de formação cartesiano e voltado para a lucratividade ainda prevalece frente a educação voltada para a sustentabilidade.

Biografia do Autor

Annor da Silva Junior, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutor em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Univesidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Priscilla de Oliveira Martins da Silva, Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em psicologia pela Ufes. Professora da Univesidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Katia Cyrlene de Araújo Vasconcelos, Doutoranda em administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Mestre em administração pela Fucape. Professora da Faesa.

Vitor Correa da Silva, Doutorando em administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Mestre em ciências contábeis de Ufes. Professor da Unesc (Serra).

Sarah Luiza Martins Silva de Brito, Acadêmica de ciências contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Acadêmica de ciências contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Bolsista de iniciação científica.

José Michel Rocha Monteiro, Acadêmico de ciências contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Acadêmico de ciências contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Bolsista de iniciação científica.

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos