Avaliação da eficiência da estrutura e do funcionamento do sistema de controle gerencial com o Performance Management and Control (PMC) em duas universidades

Ivonez Xavier de Almeida, Evanilde Gollo Cordazzo, Rodney Wernke, Antonio Zanin

Resumo


Objetivo do estudo foi conhecer a opinião dos coordenadores de curso sobre a utilização dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG) para avaliação de desempenho em duas Instituições de Ensino Superior (IES). A metodologia empregada foi descritiva, quantitativa e de levantamento (survey) com base em questionário, que foi enviado a 150 coordenadores de cursos de duas IES, mas retornam apenas 57 respostas (38%). Na análise de dos dados foi utilizada a estatística descritiva e a entropia da informação para verificar a dispersão nos níveis de escala das respostas coligidas. Os resultados apontaram média de “3,1” (na IES 1) e “3,78” (na IES 2) quanto à concordância nos quesitos gerais do PMC, mostrando que os respondentes concordam parcialmente com a eficiência da estrutura de avaliação de desempenho das duas IES. Porém, acerca do sistema de avaliação de desempenho os resultados evidenciaram divergências entre os contextos das duas entidades pesquisadas. Quanto à eficiência do processo de avaliação as respostas apresentaram dispersão mediana em relação ao conjunto de 16 questões do PMC, se assemelhando a pesquisas anteriores. Concluiu-se pela necessidade de melhoria no alinhamento estratégico dessas entidades, uma vez que os respondentes conhecem o planejamento estratégico, mas há lacunas importantes no desenvolvimento e controle de sua implementação.

Palavras-chave


Avaliação institucional; Sistemas de controle gerencial; Ensino superior

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p57

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.