Ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal com foco na internacionalização: um estudo nas universidades públicas federais brasileiras

Autores

  • Francisca Waleska Bruno Nunes Universidade Federal do Ceará
  • Ivana Serra Rodrigues Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p82

Palavras-chave:

Internacionalização, Treinamento, Desenvolvimento, Staff acadêmico

Resumo

É indiscutível a atuação da globalização sobre a economia mundial e seus efeitos em diversas esferas. Nesse contexto, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) também sofrem influências e são impulsionadas à internacionalização universitária na busca de atender as demandas de ordem global. Este artigo tem o objetivo de pesquisar as ações desenvolvidas na área de Recursos Humanos direcionadas para o treinamento e desenvolvimento de staff (docentes e servidores técnicos-administrativos) com foco no processo de internacionalização nas Universidades Públicas Federais no Brasil. Esse estudo é descritivo e com abordagem qualitativa dos dados, foi realizado por meio de um questionário enviado por e-mail, no período de julho a dezembro de 2016, através do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) às 63 Universidades Públicas Federais Brasileiras. Após coletados os dados, foram classificadas de acordo com o modelo de categorias de desenvolvimento de staff de Rudzki (1998). Os resultados demonstraram que são diversas as ações que as universidades pesquisadas desenvolvem acerca de ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas, contudo tais ações são praticadas por um número reduzido de universidades e que o referido modelo deve ser atualizado.



Biografia do Autor

Francisca Waleska Bruno Nunes, Universidade Federal do Ceará

Possui Mestrado em Administração e Controladoria (2018), Especialização Gestão Universitária(2011) e graduação em Secretariado Executivo (2006), todas pela Universidade Federal do Ceará, além de graduação em Letras Inglês/Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (2014) com Intercâmbio nos Estados Unidos (2012), Turquia (2015) e Itália (2017). Desde 2008, é servidora pública federal, ocupante do cargo de Secretária Executiva na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área Administrativa no Brasil e Educacional no Brasil e no exterior.

Ivana Serra Rodrigues Silva, Universidade Federal do Ceará

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduada em Secretariado Executivo pela UFC.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos