Ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal com foco na internacionalização: um estudo nas universidades públicas federais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p82Resumo
É indiscutível a atuação da globalização sobre a economia mundial e seus efeitos em diversas esferas. Nesse contexto, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) também sofrem influências e são impulsionadas à internacionalização universitária na busca de atender as demandas de ordem global. Este artigo tem o objetivo de pesquisar as ações desenvolvidas na área de Recursos Humanos direcionadas para o treinamento e desenvolvimento de staff (docentes e servidores técnicos-administrativos) com foco no processo de internacionalização nas Universidades Públicas Federais no Brasil. Esse estudo é descritivo e com abordagem qualitativa dos dados, foi realizado por meio de um questionário enviado por e-mail, no período de julho a dezembro de 2016, através do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) às 63 Universidades Públicas Federais Brasileiras. Após coletados os dados, foram classificadas de acordo com o modelo de categorias de desenvolvimento de staff de Rudzki (1998). Os resultados demonstraram que são diversas as ações que as universidades pesquisadas desenvolvem acerca de ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas, contudo tais ações são praticadas por um número reduzido de universidades e que o referido modelo deve ser atualizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).