Redes sociais de um e dois modos: trajetória da produção científica do Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p253Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a trajetória da produção científica dos artigos divulgados no Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade durante os anos de 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015. Metodologicamente, utilizou-se as técnicas de análise de redes sociais de um e dois modos em 520 artigos identificados. Na rede social one-mode das IES, com foco no degree, destacou-se a USP e a UFRGS. No que tange a rede social two-mode (autores e IES), a USP novamente ficou em realce, seguida pelas instituições: UFU, UFSC, UFPE, UFMG, UFLA e UFBA. Ainda no que se refere a rede social de dois modos, agora, evidenciando os autores e temas, afloram-se os temas: casos de ensino, formação discente, ensino em administração, estratégias de aprendizagem, educação a distância, ensino-aprendizagem, pesquisa científica em administração, estratégia empresarial, pós-graduação stricto sensu em administração e competências acadêmicas. Conclui-se de maneira geral que, o presente estudo evidenciou, sob uma ótica diferente, a produção científica dos artigos evidenciados no EnEPQ, manifestando assim, dados, informações, conhecimentos e saberes contemporâneos sobre o referido congresso e, consequentemente sobre a referida área do saber, contribuindo para seu melhor entendimento e compreensão na literatura científica nacional.Referências
ABBAD, G. DA S.; CORRÊA, V. P.; MENESES, P. P. M. Avaliação de treinamentos a distância: relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento. Revista de Administração Mackenzie, v. 11, n. 2, p. 43-67, 2010.
ALARCÃO, A.L.M.; SACOMANO NETO, M. Actor centrality in network projects and scientific performance: an exploratory study. Revista de Administração e Inovação, v. 13, n. 2, p. 78-88, 2016.
BALSAN, L.A.G.; KNEIPP, J. M.; TONIN, S.; COSTA, V. M. F. Os vínculos que o indivíduo estabelece com a organização: uma análise da produção científica brasileira. Revista de Ciências da Administração, v. 18, n. 45, p. 25-37, 2016.
BARBOSA NETO, J. E.; CUNHA, J. V. A. da. Colaboração acadêmica em bancas de mestrado na pós-graduação stricto sensu em contabilidade. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 19, n. 1, p. 126-145, 2016.
COSTA, R. S. de; NOGUEIRA, D. P. Perfil e evolução do ENANPAD: Análise bibliométrica e sociométrica da área de ensino e pesquisa em administração e contabilidade de 2001 a 2014. Revista Espacios, v. 37, n. 21, p. 20-31, 2016.
COSTA, S. A. da; PFEUTI, M. de L. M.; CASA NOVA, S. P. de C. As estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes e sua relação com o envolvimento dos alunos. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 2, n. 1, p. 59-74, 2014.
CRUZ, A. P. C. da; ESPEJO, M. M. dos S. B.; COSTA, F.; ALMEIDA, L. B. de. Perfil das redes de cooperação científica: congresso USP de controladoria e contabilidade-2001 a 2009. Revista Contabilidade & Finanças, v. 22, n. 55, p. 64-87, 2011.
DEHDARIRAD, T.; NASINI, S. Research impact in co-authorship networks: a two-mode analysis. Journal of Informetrics, v. 13, n. 2, p. 371-388, 2017.
ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE (EnEPQ). Apresentação. Disponível em: <http://www.anpad.org.br>. Acesso em: 10 jan. 2018.
FARIA, M.; FIGUEIREDO, K. F. Casos de ensino no Brasil: análise bibliométrica e orientações para autores. Revista de Administração Contemporânea, v. 17, n. 2, p. 176-197, 2013.
FREITAS, E. M.; PACHECO, V.; KAROLKIEVICZ, R. M.; SILLAS, E. P. Cooperação acadêmica: análise de publicações em eventos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 6, n. 4, p. 399-418. 2012.
GUARIDO FILHO, E. R.; MACHADO-DA-SILVA, C. L.; GONÇALVES, S. A. Organizational institutionalism in the academic field in Brazil: social dynamics and networks. Revista de Administração Contemporânea, v. spe, n. 6, p. 149-172, 2010.
GUIMARÃES, T. de A.; GOMES, A. de O.; ODELIUS, C. C.; ZANCAN, C.; CORRADI, A. A. A Rede de programas de pós-graduação em administração no Brasil: análise de relações acadêmicas e atributos de programas. Revista de Administração Contemporânea, v. 13, n. 4, p. 564-582, 2009.
JABBOUR, C. J. C.; SANTOS, F. C. A.; BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: um levantamento da Produção científica brasileira divulgada em periódicos da área de administração entre 1996 e 2005. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n. 3, p. 689-715, 2008.
LARA, F. L.; SILVA, M. C. da; COSTA, F.; MORAES, N. M. Panorama das publicações nacionais de caso de ensino na área de contabilidade e administração. XXIV Congresso Brasileiro de Custos, Anais eletrônicos..., 2017.
LAVALLE, A. G.; RODRIGUES, M.; GREGHI, T. An outside view: councils in brazilian structure of participatory governance. Anais eletrônicos... II Forum da ISA, 2012.
MACHADO JUNIOR, C.; SOUZA, M. T. S. A. de; PARISOTTO, I. R. dos S. Institucionalização do conhecimento em sustentabilidade ambiental pelos programas de pós-graduação stricto sensu em administração. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 6, p. 854-873, 2014.
MAIA, A. M. de C.; CARVALHO-FREITAS, M. N. de. O trabalhador com deficiência na organização: um estudo sobre o treinamento e desenvolvimento e a adequação das condições de trabalho. Revista Eletrônica de Administração, v. 21, n. 3, p. 689-719, 2015.
MELLO, C. M. de; CRUBELLATE, J. M.; ROSSONI, L. Dinâmica de relacionamento e prováveis respostas estratégicas de programas brasileiros de pós-graduação em administração à avaliação da Capes: proposições institucionais a partir da análise de redes de co-autorias. Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n. 3, p. 434-457, 2010.
MENDES-DA-SILVA, W.; ONUSIC, L. M.; GIGLIO, E. M. Rede de pesquisadores de finanças no Brasil: um mundo pequeno feito por poucos. Revista de Administração Contemporânea, v. 17, n. 6, p. 739-763, 2013.
MIRANDA, A. C. C. de; CARVALHO, A. V.; RAMOS, A. S. M. Comunicação científica em Administração. Revista Ciências Administrativas, v. 22, n. 2, p. 573-604, 2016.
MOTTA, G. DA S.; QUINTELLA, R. H. A utilização de jogos e simulações de empresas nos cursos de graduação em administração no estado da Bahia. Revista Eletrônica de Administração, v. 18, n. 2, p. 317-338, 2012.
NASCENTES, C. C.; KORN, M. das G. A.; ZANONI, M. V. B. Química analítica no Brasil: atualidades, tendências e desafios. Química Nova, v. 40, n. 6, p. 643-649, 2017.
QUINTELLA, R. H. Encontro nacional da Anpad x meeting of AOM: lições, questionamentos e especulações. Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p. 107-115, 2003.
RIBEIRO, H. C. M. Características da Produção Veiculada na Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade no Período de 2007 a 2012. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 7, n. 4, p. 424-443, 2013.
RIBEIRO, H. C. M. Dez anos da produção científica da área temática educação e pesquisa em contabilidade publicada na AnpCONT. Revista Mineira de Contabilidade, v. 18, n. 3, p. 65-78, 2017.
RIBEIRO, H. C. M.; SANTOS, M. C. dos. Artigos bibliometricos: produção acadêmica divulgada nos periódicos nacionais sob a ótica da análise de rede social. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 10, n. 1, p. 229-248, 2017.
ROSSONI, L.; GRAEML, A. A Influência da imersão institucional e regional na cooperação entre pesquisadores no Brasil. Redes - Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales, v. 16, n. 9, p. 228-249, 2009.
ROSSONI, L.; GUARIDO FILHO, E. R. Onipresença nos conselhos editoriais: prestígio e cerimonialismo na atividade científica redes. Redes - Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales, v. 22, n. 8, p. 189-218, 2012.
ROSSONI, L.; HOCAYEN-DA-SILVA, A. J. Cooperação entre pesquisadores da área de administração da informação: evidências estruturais de fragmentação das relações no campo científico. Revista de Administração da USP, v. 43, n. 2, p. 138-151, 2008.
ROSSONI, L.; HOCAYEN-DA-SILVA, A. J.; FERREIRA JÚNIOR, I. Aspectos estruturais da cooperação entre pesquisadores no campo de administração pública e gestão social: análise das redes entre instituições no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 42, 6, p. 1041-1067, 2008.
SILVA, A. B. de O. e; MATHEUS, R. F.; PARREIRAS, F. S.; PARREIRAS, T. A. S. Análise de redes sociais como metodologia de apoio para a discussão da interdisciplinaridade na ciência da informação. Ciência da Informação, v. 35, n. 1, p. 72-93, 2006.
SILVA, M. P. D.; MELO, M. C. de O. L.; MUYLDER, C. F. de. Educação a distância em foco: um estudo sobre a produção científica brasileira. Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 4, p. 202-230, 2015.
TOMAÉL, M. I.; MARTELETO, R. M. Redes sociais de dois modos: aspectos conceituais. TransInformação, v. 25, n. 3, p. 245-253, 2013.
TOMAÉL, M. I.; MARTELETO, R. M. Redes sociais: posições dos atores no fluxo da informação. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, n. spe 1, p. 75-91, 2006.
WALTER, S. A.; CRUZ, A. P. C. da; ESPEJO, M. M. dos S. B.; GASSNER, F. P. Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em contabilidade sob a perspectiva de redes. Revista Universo Contábil, v. 5, n. 4, p. 76-93, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).