Avaliação estratégica da produtividade acadêmica de docentes de cursos de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n3p151

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras têm seus cursos de graduação avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), periodicamente. Entre os critérios definidos, destaca-se a dimensão Corpo Docente e Tutorial, que corresponde a 30% da nota total dos cursos de graduação. Assim, o estudo utiliza a ferramenta computacional Scriptemec para a avaliação contínua e automatizada da produção acadêmica dos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina, de uma IES particular. Com o uso de uma metodologia mista de pesquisa, foram avaliados os critérios de produtividade acadêmica, como produção bibliográfica, produção técnica, e popularização dos resultados das pesquisas realizadas pelos docentes da instituição, de forma quantitativa e qualitativa, permitindo uma análise longitudinal dos dados em um longo período de tempo. Como contribuição do presente estudo, reforça-se  a possibilidade do estudo do desempenho acadêmico em pesquisa de docentes de cursos de graduação com o apoio de uma ferramenta estratégica de livre acesso e que permite uma otimização na análise de indicadores de produtividade intelectual, além da construção de um dashboard automatizado com os dados de produtividade acadêmica dos docentes, possibilitando o acompanhamento contínuo destes indicadores para prestação de contas ao INEP e avaliação interna da instituição.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Cesso, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – São Paulo - SP - Brasil. Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA).

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA).

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) - Universidade Mogi das Cruzes (UMC) - SP

Pós-Doutorado em Ciências da Informação e da Comunicação, Pós-Doutorado e Doutorado em Ciências Básicas pela UNIFESP.

 

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2019-09-02

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Artigos