Cultivando spin-offs: uma nova maneira de ensinar empreendedorismo a partir dos processos de aprendizagem experiencial
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n3p196Resumo
Este estudo analisa o surgimento de um programa de aprendizagem experiencial focado em projetos finais (TCC's) de graduação em Engenharias e Ciências Aplicadas. O programa analisado volta-se à oferta de experiências ativas de aprendizado - nas quais os alunos são responsáveis por direcionar seu projeto final de modo a transformá-los em empresas nascentes de base tecnológica. Este estudo de caso exploratório e qualitativo deu foco à análise dos alunos sobre (i) a percepção sobre os processos de aprendizagem, (ii) a motivação para continuar com o negócio, (iii) o envolvimento com o conhecimento envolvido no projeto final (iv) a relação com o tema do empreendedorismo de base tecnológica. Buscando apresentar novas fronteiras na aprendizagem experiencial, as conclusões do presente artigo mostram o impacto positivo da aprendizagem experiencial nas motivações de alunos, bem como seus resultados acerca do processo de criação de empresas de base tecnológica, reforçando as premissas de Kolb e outros. Este estudo contribui ao fornecer uma descrição detalhada de um programa de educação para o empreendedorismo no Brasil, além de oferecer mais argumentos para o uso da aprendizagem baseada na experiência em estudos de graduação.Referências
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