Pesquisa na graduação de administração: mediação necessária ao processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n2p158Resumo
A pesquisa é um processo legítimo de construção do conhecimento e a sala de aula pode e dever ser um espaço propício a essa construção. O presente artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, documental e da experiência prática na docência no ensino superior, tem por objetivo debater a importância da pesquisa na graduação de Administração. Nesta direção, conceitua-se a ciência como campo particular do conhecimento humano, a pesquisa como instrumento imprescindível na produção da mesma e, principalmente, como práxis formativa, portanto, elege-se a pesquisa e suas possibilidades como fundamento do processo ensino-aprendizagem de alunos do curso de Administração. Tendo o objetivo de despertar no aluno o gosto pelo conhecimento, motivação para aprender e, sobretudo, a paixão pela pesquisa que, como lembra Cecília Minayo (1994), consiste numa combinação harmoniosa de teoria, método e criatividade que produzem conhecimento e nos garante prosseguir na tarefa dinâmica de tentar compreender a realidade e desvendar seus mistérios. Nesta perspectiva, procura-se aproveitar as inúmeras possibilidades que a sala de aula oferece como local de encontro, de exposição de dúvidas, de confronto de idéias e de estabelecimento de relações. Deste modo, este artigo apresentou alguns recortes ou fragmentos destas experiências vivenciadas com a pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).