Universidade no século XXI: pesquisa e ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n2p98Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a validade das políticas públicas adotadas pelo governo brasileiro para a educação superior na última década, analisar suas consequências na configuração da universidade para o século XXI, denominada “universidade emergente”, e buscar potencialidades para a transformação do paradigma vigente na universidade atual. Para a análise, foi realizada uma pesquisa documental dos dados disponibilizados pelo Ministério da Educação do Brasil, que focalizam as políticas públicas para o setor e uma pesquisa bibliográfica utilizando textos constitucionais e legais. Recorre-se ainda, a teóricos como Duhram e Sampaio (2000), Cunha (2004), Baty (2011) e outros. O pressuposto que norteia este estudo é demonstrar a possibilidade da pesquisa na universidade (aqui conceituada como as várias categorias acadêmicas do ensino superior), diante das mudanças sociais desse início de milênio, e as transformações exigidas para a universidade, sua episteme, sua missão e seu ethos no mundo contemporâneo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).