Gestão de pessoas em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

  • Alessandra de Linhares Jacobsen Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Raquel Lilian Barbi de Cerqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Melissa Liotto Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Simone Marques de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mércia Pereira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Jose Marcos da Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n2p129

Resumo

A área de administração de pessoas vem evoluindo desde 1900, passando pela criação de legislação trabalhista, departamento de pessoal, sistemas de recursos humanos, até o que hoje chamamos de Gestão de Pessoas. Assim, este estudo busca conhecer as políticas de gestão de pessoas na administração acadêmica e administrativa de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, identificando as políticas de gestão utilizadas pelo governo federal voltadas para a administração de pessoas e a legislação aplicada ao Instituto. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica, qualitativa-descritiva, com os dados coletados mediante a realização de uma pesquisa de campo do tipo aplicada e entrevista semiestruturada. Como resultados, são identificadas oportunidades de melhorias nas políticas de gestão de pessoas em um Instituto, considerando as políticas públicas do governo federal.

Downloads

Publicado

2012-08-05

Edição

Seção

Artigos