Educar para o pós-humanismo

Autores

  • Desembargador José Renato Nalini Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n2p352

Resumo

O presente ensaio pretende discutir o problema do ensino jurídico a partir do recorte teórico do pós-humanismo. O objetivo, nesse sentido, é explorar os desafios práticos do momento contemporâneo e sua (in)compatibilidade com a vetusta formação dos bacharéis em direito, com ênfase na formação do magistrado. A metodologia adotada, para tanto, se fundou em pesquisa bibliográfica, em especial de textos produzidos por referenciais teóricos de outras áreas do saber, tendo em vista a importância de se discutir este tema a partir de enfoque multidisciplinar. Espera-se como resultado contribuir com o enriquecimento do debate em torno do ensino jurídico.

Biografia do Autor

Desembargador José Renato Nalini, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Nove de Julho

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Corregedor Geral da Justiça no biênio 2012-2013.

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Publicado

2012-08-06

Edição

Seção

Ensaio