Aprendendo administração em laboratório: desafios e frustrações de uma experiência

Autores

  • Jorge Alberto dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Simone Martins Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p287

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar a experiência de concepção e implantação de um projeto que aqui chamaremos de Laboratório de Práticas Organizacionais (LPO) no Departamento de Administração e Contabilidade de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Nós, os professores idealizadores do projeto, o definimos como um espaço físico e conceitual holístico para a aprendizagem e treinamento de princípios e práticas administrativas e gerenciais nos três níveis de uma organização: operacional, tático e estratégico. Apoiamos nosso projeto na visão construtivista de aprendizado e no desenvolvimento de pesquisas que mostram a necessidade de repensar epistemologicamente o ensino-aprendizagem em administração, tais como os resultados surgidos da pesquisa do ETL Project (Enhancing Teaching-Learning Environments in Undergraduate Courses), (HOUNSELL e ENTWISTLE, 2005). Consideramos que o projeto enfrentou diversos desafios e que alguns de nossos sonhos foram ofuscados, tornando-se frustrações. A principal conclusão de nosso trabalho é que há espaço na Universidade para inovações do tipo que propusemos, desde que estejamos dispostos a enfrentar os desafios e as frustrações inerentes a iniciativas não convencionais de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Jorge Alberto dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Administração

PhD in Management Learning

Lancaster University

 

Simone Martins, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Administração

Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração

Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

Artigos