Experiências vividas: a transição de líder para contribuidor individual em universidades de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p332Resumo
Busca-se neste trabalho compreender o processo de transição do líder (reitor ou pró-reitor) para contribuidor individual (professor) em universidades localizadas em Santa Catarina - Brasil. A abordagem fenomenológico-hermenêutica de van Manen (1990) foi utilizada a fim de retomar os principais temas desta experiência. Seis ex-gestores universitários emprestaram suas experiências vivenciadas em universidades pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), através das entrevistas em três tempos preconizadas por Seidman (1998), realizadas entre maio de 2009 e março de 2010. Nas lembranças significativas dos sujeitos da pesquisa, emergiram temas expressivos vividos na transição de gestores para professores. Esses temas foram organizados e serão apresentados nas seguintes categorias: não sou mais responsável pela gestão: um alívio; voltando às origens: é necessário atualizar-se; as relações interpessoais; o tempo; sentindo falta da estrutura; e sofrendo.
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