Experiências vividas: a transição de líder para contribuidor individual em universidades de Santa Catarina

Fabiula Meneguete Vides da Silva, Cristiano José Castro de Almeida Cunha

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p332

Busca-se neste trabalho compreender o processo de transição do líder (reitor ou pró-reitor) para contribuidor individual (professor) em universidades localizadas em Santa Catarina - Brasil. A abordagem fenomenológico-hermenêutica de van Manen (1990) foi utilizada a fim de retomar os principais temas desta experiência. Seis ex-gestores universitários emprestaram suas experiências vivenciadas em universidades pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), através das entrevistas em três tempos preconizadas por Seidman (1998), realizadas entre maio de 2009 e março de 2010. Nas lembranças significativas dos sujeitos da pesquisa, emergiram temas expressivos vividos na transição de gestores para professores. Esses temas foram organizados e serão apresentados nas seguintes categorias: não sou mais responsável pela gestão: um alívio; voltando às origens: é necessário atualizar-se; as relações interpessoais; o tempo; sentindo falta da estrutura; e sofrendo.


Palavras-chave


Relações interpessoais; Professor universitário; Líder; Transição

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p332

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.