Financiamento público e expansão da educação superior federal no Brasil: o REUNI e as perspectivas para o REUNI 2
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p106Resumo
O ensino superior brasileiro passa por uma grande transformação que ocorre por meio de sua reestruturação bem como sua expansão. Este trabalho apresenta e analisa as ações de financiamento da expansão do ensino superior público federal no Brasil, que está pautada em dois aspectos: criação de novas universidades e reestruturação e expansão das universidades existentes. Para tanto, escolheu-se no âmbito das universidades criadas a partir do ano de 2002 a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e no âmbito das universidades reestruturadas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Assim, identificou-se a percepção dos dirigentes universitários e buscou-se compreender as perspectivas para o financiamento e a expansão da educação superior no Brasil juntamente aos gestores públicos do MEC. A pesquisa é do tipo exploratória com tratamento dos dados predominantemente qualitativos. Os resultados apresentam que as universidades federais estão recebendo os recursos provenientes do financiamento público e nas respectivas universidades estudadas, este fenomeno se confirmou. Todos os gestores de ambas as instituições reconheceram a importância e a grandeza de tais investimentos mas acreditam que a continuidade do programa, o Reuni 2, será o diferencial para contribuir com o desenvolvimento não só das universidades como de todo o país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).