O ensino de administração da UNIJUÍ: quatro décadas de história
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p156Resumo
O artigo objetiva resgatar e descrever a história dos quarenta anos do curso de Administração da Unijuí, situado na cidade de Ijuí/RS. O desenvolvimento deste estudo baseia-se na análise de documentos históricos e nas percepções dos três professores precursores, explorando as memórias, sobretudo os aspectos mais marcantes ao longo dessa trajetória. A pesquisa classifica-se como exploratória qualitativa. O estudo de caso constitui-se na estratégia de investigação. Os procedimentos técnicos empregados foram pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A entrevista semi-estruturada foi a técnica utilizada para a coleta dos dados empíricos. Os resultados do estudo evidenciam os desafios e as dificuldades enfrentados, assim como fatos relevantes vivenciados ao longo das quatro décadas de ensino de Administração na Unijuí. A retomada da história do curso de Administração sob a ótica dos docentes pioneiros e de documentos históricos reveste-se de significativa importância no tocante à memória desta graduação na linha do tempo, assegurando deste modo a armazenagem de informações e seus significados. A história, além de recuperar o passado, permite melhor compreensão do presente, e assim projetar o futuro do ensino da Administração e sua contribuição no desenvolvimento regional sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).