Proposta de melhoria no desempenho nas funções administrativas em uma universidade federal
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p42Resumo
Este artigo trata-se de uma proposta aos Reitores de Instituições Federais de Ensino Superior e de suas equipes, abordando aspectos fundamentais da administração, em especial as funções administrativas que devem ser adotadas para zelar pelo princípio da eficiência ao qual o serviço público federal deve cumprir. Para realizar tal proposta, foram debatidas teorias da administração quanto às funções administrativas, assim como o histórico e estrutura das universidades. Como método para alcançar o objetivo, trata-se esse trabalho como uma pesquisa qualitativa e descritiva, realizada através de uma análise de conteúdo de seis entrevistas semi-estruturadas com os servidores técnicos administrativos de uma Universidade Federal. Através das informações (críticas e sugestões) coletadas dos entrevistados, verificou-se que todas as funções administrativas apresentavam melhorias a serem implantadas. Nesse sentido, desenvolveu-se uma proposta com cinco sugestões de ordem temporal para a melhoria dos processos administrativos de uma Universidade Federal, concluindo que essas poderiam ser acatadas em futuros projetos de gestão da Instituição.
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