Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas Gerais

Lilian Ferrugini, Donizeti Leandro Souza, Marcio Siqueira, Cleber Carvalho Castro

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p1

O objetivo deste artigo é identificar os possíveis impactos que o acesso ao ensino superior pode gerar em municípios mineiros com baixos índices de desenvolvimento municipal, sendo o sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) uma importante política de inclusão, principalmente em municípios menores. Partindo de uma pesquisa exploratória - descritiva através de indicadores socioeconômicos relacionados à renda, escolaridade média e desenvolvimento municipal através do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM (2012), em conjunto com um estudo de caso realizado no polo presencial de Santa Rita de Caldas/MG, foi possível identificar prováveis benefícios que a Educação a Distância, através do sistema UAB, pode gerar em municípios mineiros. Identificou-se ainda que a maioria dos polos presenciais do sistema UAB está presente em cidades com até 60 mil habitantes, demonstrando a presença e o potencial dessa modalidade de ensino como instrumento dinamizador de desenvolvimento regional, além de identificar fortes evidências entre os níveis de acesso à educação e desenvolvimento socioeconômico, estando os municípios com maiores índices de acesso ao ensino superior entre os municípios com maior distribuição de renda e desenvolvimento municipal.


Palavras-chave


Educação a distância; Políticas de inclusão; Desenvolvimento municipal

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p1

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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