SINAES e a avaliação dos cursos de graduação: a metodologia MCDA-C pode ajudar?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p61Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um sistema de avaliação de desempenho para os cursos de graduação levando em consideração as diretrizes do SINAES (avaliaçãodos cursos de graduação), o sistema de valores, necessidades, preferências daReitoria de uma universidade. A metodologia utilizada considerou aspectos qualitativos e quantitativos do contexto e baseou-se em uma abordagem construtivista para realizar o estudo. A complexidade do contexto decisório,denotada pela quantidade de informações, múltiplos interesses, atoresenvolvidos e aspectos legais (MEC/SINAES) levou a optar pela utilização daMetodologia Multicritério de Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA– C).Através do sistema multicritério proposto, com base nos aspectos abordados foi possível explicitar de forma estruturada os desempenhos considerados insatisfatórios ou de boa performance. Os resultados evidenciados também permitiram a Reitoria a legitimidade do sistema na representação dos aspectos que se julgou relevante no contexto decisório bem como na sua adequação para a avaliação dos cursos de graduação sob a ótica do SINAES.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).