“Managerialism” na Gestão Universitária: uma análise de suas manifestações em uma instituição empresarial

Autores

  • Bernardo Meyer Centro Universiário Estácio de Sá de Santa Catarina
  • Victor Meyer Junior Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p1

Resumo

As instituições de educação superior estão sendo desafiadas pelas inúmeras mudanças impostas pelo seu ambiente de atuação. No Brasil esta realidade é representada pelo aumento do número de instituições de educação superior e o fortalecimento de grupos estrangeiros no setor. A ausência de abordagens próprias e a necessidade de maior eficiência e desempenho têm feito com que muitas instituições incorporem práticas gerenciais empresariais na gestão universitária. No Brasil este fenômeno é recente e seus efeitos são ainda pouco conhecidos. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da adoção de práticas gerenciais, de origem empresarial, identificadas como “managerialism” na gestão acadêmica de uma instituição de educação superior de caráter empresarial. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, aplicado a uma das maiores instituições privadas de ensino superior. Os principais resultados indicam claras limitações das abordagens empresariais de gestão quando aplicadas à área acadêmica. A prática gerencial concentra-se na mensuração de algumas variáveis mensuráveis e seus resultados práticos ainda são pouco evidentes, gerando frustrações e desapontamentos entre gestores e stakeholders. As conclusões indicam que o desempenho de uma instituição educacional resulta de um grande número de variáveis tangíveis e intangíveis dificultando a medição dos resultados e do valor agregado.

Biografia do Autor

Bernardo Meyer, Centro Universiário Estácio de Sá de Santa Catarina

Professor Doutor do Centro Universiário Estácio de Sá de Santa Catarina. Área de atuação: estratégia e negócios internacionais.

Victor Meyer Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Área de atuação: análise e gestão estratégica de organizações complexas e pluralísticas e de organizações sociais sem fins lucrativos.  

Downloads

Publicado

2013-09-09

Edição

Seção

Artigos