Expansão da educação superior no Brasil a partir do REUNI: o curso noturno de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n1p63Resumo
Este artigo é resultado de um estudo que tem por objetivo analisar o perfil do estudante ingressante do curso noturno de Odontologia em uma universidade pública no sul do Brasil, bem como os motivos de escolha, expectativas em relação à profissão e perspectivas de atuação profissional. Iniciado no segundo semestre de 2010, o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul propõe-se a inserir o estudante que trabalha durante o dia na universidade. Trata-se de um estudo observacional transversal. Foram convidados a participar da pesquisa todos os estudantes que realizaram a matrícula no curso em 2010, 2011 e 2012 (n=90). A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. O estudo foi aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade (protocolo no 21797). Um total de 88 estudantes participaram desse estudo (taxa de resposta = 97,8%). A maior parte dos estudantes são mulheres, jovens, brancos, solteiros, sem filhos, com até dois irmãos, naturais do estado do Rio Grande do Sul, residem com os pais e trabalham. É necessário o acompanhamento permanente da experiência dos cursos criados com base na proposta ‘REUNI’ em cada instituição federal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).