Orçamento de despesas de marketing no setor de ensino superior: um estudo a partir do modelo de Sarquis e Ikeda
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p266Resumo
O artigo aborda o processo de orçamento de despesas de marketing no setor de ensino superior, um instrumento relevante na gestão de recursos financeiros e gastos de marketing da organização. O estudo buscou analisar as características do processo de orçamento de despesas de marketing de uma instituição de ensino superior da região oeste do Estado de Santa Catarina a partir do modelo teórico proposto por Sarquis e Ikeda (2003). Trata-se de estudo empírico, exploratório, qualitativo, na forma de estudo de caso e cuja pesquisa de campo envolveu entrevistas em profundidade. Os resultados revelaram os procedimentos empregados pela instituição na elaboração do orçamento de despesas, na operacionalização das despesas de marketing, na contabilização das despesas e no controle orçamentário das despesas de marketing, assim como a existência de processo orçamentário estruturado semelhante ao modelo teórico de Sarquis e Ikeda (2003).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).