Orçamento de despesas de marketing no setor de ensino superior: um estudo a partir do modelo de Sarquis e Ikeda

Autores

  • Aléssio Bessa Sarquis Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Paulo Cezar de Campos Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Vilmar José Zaccaron Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL
  • Adelcio Machado Santos Universidade do Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Alexandre Marino Costa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p266

Resumo

O artigo aborda o processo de orçamento de despesas de marketing no setor de ensino superior, um instrumento relevante na gestão de recursos financeiros e gastos de marketing da organização. O estudo buscou analisar as características do processo de orçamento de despesas de marketing de uma instituição de ensino superior da região oeste do Estado de Santa Catarina a partir do modelo teórico proposto por Sarquis e Ikeda (2003). Trata-se de estudo empírico, exploratório, qualitativo, na forma de estudo de caso e cuja pesquisa de campo envolveu entrevistas em profundidade. Os resultados revelaram os procedimentos empregados pela instituição na elaboração do orçamento de despesas, na operacionalização das despesas de marketing, na contabilização das despesas e no controle orçamentário das despesas de marketing, assim como a existência de processo orçamentário estruturado semelhante ao modelo teórico de Sarquis e Ikeda (2003).

Biografia do Autor

Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul – Santa Catarina - Brasil. Mestrado em Administração Gestão Moderna de Negócios(FURB). Especialização em Comunicação e Propaganda e Administração de Marketing (UNIVILLE). Graduação em Ciências Econômicas (UNIFOR).

Paulo Cezar de Campos, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Graduação em Administração (UNC). Especialização em Contabilidade Gerencial e Administração Financeira(UNC). Mestrando em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Professor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) – Santa Catarina - Brasil

Vilmar José Zaccaron, Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

Graduação em Administração de Empresas (UNC). Especialização em Gestão da Produção (UNOESC). Mestrando em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Professor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) – Santa Catarina - Brasil

Adelcio Machado Santos, Universidade do Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Graduado em Direito (UNISUL). Especialização Mestre em em Relaçòes Internacionais (UNISUL). Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC).Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina.  Docente e Pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp).

Alexandre Marino Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Administração (UFSC). Especialização em Recursos Humanos (UFSC). Mestrado em Administração (UFSC). Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

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Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigos