Ensino do empreendedorismo sob a ótica de alunos e professores do curso de administração de uma instituição de ensino superior (IES) privada em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p198Resumo
Este artigo objetiva verificar a prática didático-pedagógica na área do empreendedorismo e sua interferência na propensão às atividades empreendedoras na percepção de alunos e professores do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada localizada no Vale do Aço-MG. Este estudo de caso qualitativo descritivo teve como sujeitos de pesquisa quinze alunos do oitavo período do curso de Administração e quatro professores do referido curso, definidos por acessibilidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Posteriormente, foram ordenados, tabulados e classificados em unidades temáticas buscando-se os significados e a essência nos relatos. Evidenciou-se que a prática didático-pedagógica adotada na IES pesquisada propicia aos estudantes condições ao processo de empreender indicando a possibilidade de ensino formal do empreendedorismo. Como um fenômeno “multifacetado e multidisciplinar” demonstra não ser excludente uma via ou outra de aprendizado, exigindo no ambiente escolar, atividades práticas como nos moldes da Empresa-Ação ou de empresas simuladas. Do ponto de vista institucional destacam-se algumas contribuições para o campo como a adoção de mecanismos de apoio ao ensino, a realização de parcerias entre os atores institucionais privados e públicos, empresas de transferência de tecnologia ofertando condições estruturais, além das incubadoras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).