O processo de gestão de desenvolvimento do espaço público na universidade: uma prática educativa e social
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p43Resumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o desenvolvimento do espaço público, na universidade pública federal, como uma prática educativa e social. Este estudo parte dos resultados de pesquisa realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sobre a publicização das solenidades de colação de grau, em nível de graduação (RAMOS, 2012). A partir da década de 90, as formaturas da UFSC foram privatizadas sendo, no ano de 2004, resgatado o seu caráter público. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível observar fortes evidências de que a formatura pública é envolvida por relações de mediações que refletem diretamente no seu caráter público, democrático e isonômico. Assim, ela se constitui em um processo que se apresenta em constante movimento, contribuindo para a organização ou para a desorganização do espaço público e da identidade da Universidade como instituição social. A Universidade é uma instituição complexa caracterizada pela diversidade da sua comunidade interna e externa. Aliado a isto, as relações que se manifestam no seu fazer diário, diante das políticas públicas educacionais, fazem com que a formatura como uma prática educativa e social, de organização e desenvolvimento do espaço público, demande ações para o fortalecimento da Universidade como instituição social.
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