Cultura organizacional e mudanças na gestão da Faculdade Municipal de Palhoça

Autores

  • Joici Lilian Rodrigues Faculdade Municipal de Palhoça
  • Flávio Ramos Professor titular da Universidade do Vale do Itajaí.
  • Karini Regina Homem UNISUL
  • Mariah Terezinha Nascimento Pereira Faculdade Municipal de Palhoça
  • Fábio Henrique Pereira Faculdade Municipal de Palhoça

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p161

Resumo

Este artigo se propôs analisar as percepções dos gestores da instituição que representam o esboço do que pode ser compreendido como aspectos da cultura organizacional da Faculdade Municipal de Palhoça. Teve como objetivos específicos: a) pontuar aspectos da cultura organizacional da instituição; b) identificar valores do grupo de gestores; c) relacionar as diferentes percepções dos gestores com relação às políticas públicas no Município e às possibilidades, na perspectiva desses gestores, de interpretar a cultura da Faculdade Municipal de Palhoça. O estudo foi feito a partir da metodologia exploratória, onde o agente pesquisador interpreta a coleta de dados de cunho qualitativo, utilizando análise de discurso. A pesquisa se refere a um estudo de caso interpretativo em uma instituição pública municipal no qual foi aplicado o instrumento de entrevista com roteiro semiestruturado como técnica de coleta de dados, auferindo dados primários, partindo do paradigma interpretativista. As entrevistas foram realizadas no período de outubro/2013 com os diretores, coordenadores de graduação e pós-graduação. Após a discussão teórica e empírica sobre o tema cultura e mudança organizacional, o objetivo da analise contida no trabalho foi entender o fenômeno organizacional e o comportamento dos atores inseridos no contexto de uma instituição pública de educação superior da Grande Florianópolis.

Biografia do Autor

Joici Lilian Rodrigues, Faculdade Municipal de Palhoça

Graduada em Administração pela UNIVALI. Especialização MBA em Gestão de Pessoas pela CIECS. Mestre em Administração pela UNIVALI. Professora na Faculdade Municipal de Palhoça.


 

Flávio Ramos, Professor titular da Universidade do Vale do Itajaí.

Graduado em Economia pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. 

Karini Regina Homem, UNISUL

Graduada em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão de Políticas Públicas Municipais. Mestranda em Administração pela UNISUL.  

Mariah Terezinha Nascimento Pereira, Faculdade Municipal de Palhoça

Graduada em Administração e Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora e Diretora Geral na Faculdade Municipal de Palhoça.

Fábio Henrique Pereira, Faculdade Municipal de Palhoça

Graduado em Administração e Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor na Faculdade Municipal de Palhoça.

Downloads

Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Artigos