Levantamento de requisitos para a proposta de um aplicativo para acompanhamento dos quesitos do Sistema de Avaliação da CAPES

Autores

  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo-SP.
  • José Carmino Gomes Junior Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo-SP.
  • Claudia Terezinha Kniess Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo-SP.
  • Cesar Augusto Biancolino Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p1

Resumo

A gestão dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu com vistas ao atendimento aos critérios da CAPES tem se mostrado como uma atividade complexa, pois se baseia em parâmetros dinâmicos e heterogêneos ao longo do tempo. O artigo teve como base o método da pesquisa-ação que levantou os requisitos para o desenvolvimento de um sistema de acompanhamento dos quesitos do sistema de avaliação da CAPES com vistas a auxiliar a gestão estratégica dos Programas Stricto Sensu. Identificou-se que este aplicativo pode ser incorporado à rotina dos coordenadores dos Programas visando dar suporte ao planejamento estratégico em busca do seu aperfeiçoamento. Como resultado, vislumbra-se uma melhor gestão dos indicadores de produção científica e de formação dos alunos, critérios estes fundamentais para que o programa possa cumprir sua missão perante a sociedade.

Biografia do Autor

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo-SP.

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2008) com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst - USA (2007).  Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2002). Graduado em Administração (2000) e em Ciências da Computação (1996) pela FURB. Especialista em Tecnologia da Informação aplicada à Gestão de Negócios pela FURB/INPG (1999). Foi Diretor do Mestrado Profissional em Administração: Gestão de Projetos   MPA-GP - UNINOVE (2010-2012). Atualmente é Diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração   PPGA - UNINOVE.  Pesquisa nos seguintes temas: Gestão da Pós-Graduação; Gestão Estratégica da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da CAPES; Estratégia em Projetos Educacionais; Administração da Tecnologia da Informação. Participou da elaboração de propostas para implantação de Programas de Mestrado e Doutorado no Sistema APCN da CAPES nas áreas: Administração, Contabilidade, Turismo, Educação, Engenharia, Direito e Saúde. Desde 1999, vem acompanhando programas de Pós-Graduação na avaliação da CAPES, com destaque para os Programas de Mestrado e Doutorado da UNINOVE e Programa de Pós-Graduação em Administração da USP. Participou do desenvolvimento de periódicos científicos no sistema OJS (Open Journal System). Atuou como editor adjunto da Revista de Administração e Inovação   RAI (2009-2010). Atualmente atua como Editor Adjunto da Revista de Gestão e Projetos   GeP e editor de Seção da Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - RCADM. Atuou como líder de track do ENANPAD e Simpósio/ANPAD nos tracks: "Inovação e Gestão de Projetos" (2010-2012). Participou, em 2010 da Avaliação Trienal (2007-2009) realizada pela CAPES na condição de consultor Ad hoc. Participa de visitas a programas de pós-graduação na área de administração atendendo solicitações da CAPES. Membro do Comitê Organizador do International Academy of Management and Business - IAMB 2014. Coordenador do Consórcio Doutoral da ANPAD - 2014.

José Carmino Gomes Junior, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo-SP.

Meste em Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho, pós-Graduado em Modelagem Matemática pela Universidade Federal do ABC, pós-graduado em educação Matemática pela Universidade Nove de Julho (UniNove), graduação em Licenciatura em matemática pela União para a Formação, Educação e Cultura do ABC (2005). Tem experiência nas áreas de: - Informática particularmente em desenvolvimento de sistemas; - Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, geometria dinâmica, modelagem matemática de casos biológicos, analise de complexidade de algoritmos.

Claudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo-SP.

Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Realizou o curso de aperfeiçoamento em Training on Sustainable Development of Mining no International Institute For Mining Technology   MINITEC   Japão (bolsista JICA). Possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (bolsista CAPES) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina com período de estágio de doutorando (sanduíche) no Departamento de Cerâmica e Vidro da Universidade de Aveiro- Portugal (bolsista CAPES). Realizou o Pós Doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares   Centro de Combustíveis Nucleares (IPEN-CCN/USP). Possui experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento. Atua nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Valorização de Resíduos Industrias e Gestão da Tecnologia, interagindo com grupos interdisciplinares e multidisciplinares. É coordenadora de projeto aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica   ANEEL (ANEEL/TRACTEBEL) na área de inovação sustentável. Possui diversos trabalhos publicados em periódicos indexados e apresentados em congressos científicos nacionais e internacionais, como também produtos/processos industriais com registro de patente. A experiência referente à docência e a pesquisa foi adquirida em instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC), a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC) e Universidade Ibirapuera (UNIb/SP), esta última também com o exercício da coordenação dos cursos de graduação em Química, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão da Qualidade. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP) no Programa de Pós-graduação em Administração e no Programa  de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos . É coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em  Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UNINOVE. Membro do grupo  de pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Realiza também atividades de consultoria técnica em empresas nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Projetos. É avaliadora de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/MEC). Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Nivel 2  - CNPq

Cesar Augusto Biancolino, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - PPGCC / FEA / USP (2010). Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado - FECAP / SP (2004). Licenciado em Matemática pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2000). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo - PPGCC / FEA / USP (1999). Atualmente é Diretor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho - PMPA / GSS / UNINOVE. Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho - PMPA / GP / UNINOVE. Professor Colaborador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA / UNINOVE. Professor Doutor do Departamento de Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - EAC / FEA / USP. Membro do TECSI - Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - TECSI / FEA / USP. Atua como Editor Adjunto da Revista  de Gestão em Sistemas de Saúde - (RGSS) PMPA / GSS / UNINOVE. Atua como docente nas seguintes disciplinas: Gestão de Projetos de TI , Gestão Estratégica de TI, Sistemas de Informações Contábeis, Microinformática e Metodologia da Pesquisa. Atualmente é líder do track - Casos de Ensino - do SEMEAD - FEA / USP e Membro do Consórcio Doutoral do CONTECSI - FEA / USP. Atua como revisor de periódicos nacionais na área de Administração e Contabilidade e como Parecerista de eventos como EnANPAD e  AnPCONT. Coautor do livro Sistemas de Informações Contábeis - Uma Abordagem Gerencial (Saraiva, 2010). Consultor, Gerente de Projetos e Gerente de Negócios atuou no segmento da Indústria da Tecnologia da Informação no período de 1999 a 2012 junto a empresas como Oracle, IBM, PeopleSoft do Brasil e J.D. Edwards do Brasil.

Downloads

Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Artigos