O Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – o perfil dos prováveis formandos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p60Resumo
No Brasil, o curso de Graduação em Administração é o mais buscado pelos estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior. Com isso, está ocorrendo considerável aumento da disputa por vagas no mercado de trabalho, exigindo novas habilidades do administrador. Desta forma, o objetivo deste estudo é analisar o perfil profissional dos prováveis formandos do curso de Graduação em Administração da UFSC nos semestres 2013/2, 2014/1 e 2014/2, para conhecer suas aspirações após a formatura, suas habilidades e a forma que estão inseridos atualmente no mercado de trabalho, sendo relevante no âmbito da Gestão Universitária para refletir sobre os currículos e compreender as áreas de maior demanda para pós-graduação em Administração. Os dados foram coletados por meio de questionários posteriormente tabulados e analisados por meio de medidas estatísticas, utilizando amostragem não probabilística, atingindo 74% da população total. Os resultados indicam que a maioria dos acadêmicos pesquisados (78%) já está inserida no mercado de trabalho. A remuneração predominante desses potenciais formandos compreende a faixa de um a dois salários mínimos. Constatou-se que a maioria dos pesquisados pretende continuar seus estudos em nível de pós-graduação. A pesquisa ainda apresenta correlações relevantes, desde a relação entre turno e vínculo profissional até a verificação de diferenças na média de remuneração por gêneros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).