Desafios da inclusão de pessoas com deficiência: um projeto de responsabilidade social da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Alessandra de Linhares Jacobsen UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Luís Carlos Cancellier de Olivo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Nilton Orany Bonatte Cardoso Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo Uliano dos Santos Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p93

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a atuação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no âmbito da responsabilidade social, para promover a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no trabalho, tendo como foco principal os servidores da Instituição. Para atingir tal objetivo, fez-se uso da pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva, do estudo de caso, da pesquisa de campo, bibliográfica e documental. A coleta de dados primários, realizada em 2014, envolveu, além da observação direta, o uso de um questionário, que foi aplicado junto a 44 servidores com deficiência da UFSC. Os dados foram analisados considerando-se a abordagem qualitativa. Mas, com o questionário estruturado, foi possível também obterem-se a frequência da opinião dos sujeitos de pesquisa. Como resultados, verificou-se a percepção do servidor PcD sobre a atuação da UFSC na inclusão de PcD no trabalho; identificaram-se ações adotadas pela UFSC voltadas à inclusão de servidores classificados como PcD no trabalho e, neste contexto, o papel da equipe multiprofissional no acompanhamento dos servidores com deficiência na UFSC; e por último, foram propostas medidas alternativas para a inclusão de servidores com deficiência na UFSC. Conclui-se que a UFSC apresenta aspectos positivos quanto à inclusão do seu servidor com deficiência, mas também há outros, no contexto da acessibilidade, que ainda precisam ser melhorados.

Biografia do Autor

Alessandra de Linhares Jacobsen, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Professora do Departamento de Ciências da Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Luís Carlos Cancellier de Olivo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor Doutor, Associado do Departamento de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU), da Universidade Federal de Santa Catarina.

Nilton Orany Bonatte Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração Universitária, pelo Programa de Pós-graduação em Administração Universitária da UFSC.

Ricardo Uliano dos Santos, Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Pós-graduado em Gestão Organizacional e Administração de Recursos Humanos (UFSC), atua na Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Artigos