Modelo para análise de capacidade de projetos de pesquisa de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p278Resumo
As instituições de ensino superior no Brasil estão em forte crescimento devido à demanda de profissionais pela indústria e à exigência de novas tecnologias. Para explorar esse crescimento e se tornar referência em seu segmento, as instituições vêm se aprofundando em metodologias aplicadas nas indústrias para se tornarem mais competitivas. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo desenvolver um modelo para analisar a capacidade de execução em projeto de pesquisa de uma instituição de ensino superior. Esse modelo aplica os conceitos de capacidade, método simplex e modelagem de cenários para geração de cenários, resultando em um índice de maximização da taxa da margem de contribuição total da capacidade. Esse resultado é um indicativo de viabilidade do projeto em análise. A validação desse estudo foi realizada pela análise de um grupo de projetos do laboratório de pesquisa ambientais de uma instituição de ensino superior. No final do estudo pode-se constatar a eficiência do modelo para a tomada de decisão, demonstrando que é possível gerar cenários que foquem em aspectos importantes para o determinado contexto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).