Sustentabilidade no curso de administração: ensino é refletido no Enade?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p171Resumo
Após diversas catástrofes ambientais ocorridas pelo mundo e incessantes discussões a respeito do desenvolvimento sustentável necessária, as empresas têm voltado suas preocupações sobre a questão da sustentabilidade e percebido sua importância para um melhor resultado. Neste aspecto, a maneira que a inserção da temática vem sendo realizada na formação de gestores é fator de preocupação no ensino dos cursos de Administração lecionados no Brasil, além de ser exigência do governo Brasileiro, expressa nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (Resolução nº 02/2012 – CNE/CP), atendendo à demanda da sociedade e do mercado. Assim, as instituições de ensino superior (IES) incorporaram a sustentabilidade no seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Administração de forma transversal, como conteúdo de componentes curriculares ou pela combinação deles. Sendo um tema novo no curso, e existindo uma demanda do mercado por gestores capacitados em sustentabilidade, este artigo avaliou, através dos resultados da prova do ENADE de 2012 para o curso de Administração, se os egressos deste curso conheciam os temas referentes à sustentabilidade. A pesquisa, de modalidade comunicação, do tipo descritiva, com caráter bibliográfico e documental, utilizou o levantamento como forma de coleta de dados. Com o emprego da estatística descritiva e aplicação de comparação entre médias, o desempenho das IES foi explorado por diferentes perspectivas, constatando-se que a temática sustentabilidade ainda não está bem consolidada na formação dos futuros administradores, declarando certa fragilidade em relação à compreensão dos alunos a respeito da sinergia entre administração e sustentabilidade. Sugestões para estudos futuros são apontadas de forma a melhorar o resultado encontrado.
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