Fatores dificultadores na fase pré-implantação do e-social na concepção de instituições comunitárias de ensino superior de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p189Resumo
O controle fiscal brasileiro passa por um processo de mudança, principalmente referente à implementação de novas ferramentas de controle que buscam normatizar a relação entre o fisco e os contribuintes. Uma dessas mudanças é a implementação do EFD-Social, o que tem demandado esforço significativo das organizações, pois trata-se de algo novo, que demanda uma mudança não só de processos, mas, também, de cultura de gestão. Sob esse contexto, o presente estudo objetivou analisar as dificuldades das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) de Santa Catarina, vinculadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), na adaptação para adesão ao E-Social na fase pré-implantação. A pesquisa se caracteriza como sendo exploratória, descritiva e quantitativa. A amostra é constituída por aproximadamente 60% da população pesquisada e a coleta dos dados ocorreu por meio de questionários coletados durante os meses de fevereiro a maio de 2015. A análise dos dados revelou que as ICES estão em fases distintas de implementação do EFD-Social. Percebe-se ainda que, na perspectiva das ICES pesquisadas, a implementação do EFD-Social trará mais vantagens do que desvantagens, sugerindo o início de uma mudança cultural das organizações, que passam a perceber o instrumento como uma ferramenta de gestão, e não somente de controle fiscal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).