Mapeamento conceitual da inter-relação entre gestão do conhecimento, capital intelectual e métricas de qualidade nas universidades
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n4p259Resumo
O novo contexto das exigências imputadas às Instituições de Ensino Superior (IES) repercute em diversas dimensões dentro destas organizações. Neste contexto este trabalho apresenta um mapeamento conceitual resultante de uma revisão sistemática de literatura sobre a aplicação da Gestão do Conhecimento (GC), do Capital Intelectual (CI) e dos Modelos ou Métricas de Qualidade (MQ) aplicados às universidades. Pretendeu-se compreender e identificar como as técnicas de GC, as aplicações do CI e a utilização ou adoção de MQ podem funcionar como instrumentos de apoio diferenciais as IES. A revisão de literatura baseou-se em artigos publicados em veículos de comunicação de reconhecida qualidade e com fator de impacto relevante. A contribuição principal deste trabalho residiu na elaboração de proposta de mapeamento integrativo dos conceitos, utilizando-se um mapa conceitual construído colaborativamente entre os autores, e, na elaboração do modelo conceitual do trabalho derivado deste mapeamento. Estes modelos permitiram identificar, de forma visual, a ocorrência de inter-relacionamentos entre os conceitos, que não seriam de fácil evidenciação num contexto meramente textual.
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