Relações interorganizacionais como lócus de vantagem competitiva: manifestações em instituições brasileiras de educação superior

Autores

  • Fábio Dal-Soto Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
  • Jefferson Marlon Monticelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
  • Ingridi Vargas Bortolaso Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Suelen Geíse Telocken Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p274

Resumo

Os relacionamentos interorganizacionais têm se constituído como importante lócus na geração de diferenciais competitivos e, consequentemente, uma interessante unidade de análise para a compreensão da vantagem competitiva. A partir disso, o objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento dessas relações como fontes de vantagens competitivas, por meio do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), composto por 15 instituições comunitárias de educação superior (ICES), localizado no sul do Brasil. Trata-se, portanto, de um estudo de caso único com múltiplas unidades de análise, realizado por meio de entrevistas in loco com o Presidente do Consórcio e os gestores das ICES pesquisadas, além de dados secundários. Os resultados mostram um conjunto de ações realizadas por meio do COMUNG como fontes de vantagens relacionais, como a movimentação política conjunta, o compartilhamento de experiências administrativas e acadêmicas e o estabelecimento de acordos tácitos de competição. Logo, a posição de insider no COMUNG oportuniza às ICES o aprendizado de forma mais rápida, a redução e o compartilhamento de custos, a salvaguarda das áreas geográficas de competição e a qualificação e diferenciação das atividades em geral.

Biografia do Autor

Fábio Dal-Soto, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Professor do Curso de Administração na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e doutorando em Administração na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Jefferson Marlon Monticelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Professor no Centro Universitário La Salle (Unilasalle - Canoas) e doutorando em Administração na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Ingridi Vargas Bortolaso, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Suelen Geíse Telocken, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

Artigos