A história e a expansão da educação a distância: um estudo de caso da UNICESUMAR

Autores

  • Larissa Costa dos Santos Centro Universitário Cesumar - Unicesumar
  • Cláudia Herrero Martins Menegassi Centro Universitário Cesumar - Unicesumar Pesquisadora do ICETI - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p208

Resumo

Com o advento da sociedade da informação, a tecnologia motivou novos comportamentos, atitudes e relações sociais, influenciando a vida em sociedade. A educação também foi uma das áreas que obteve mudanças motivadas pela tecnologia e uma das formas de educação onde essa realidade está mais presente é a Educação a Distância (EaD). Em vista disso, a presente pesquisa teve como objetivo descrever a história e a expansão da Educação a Distância no mundo e no Brasil e, ainda, descrever a história e a expansão da educação a distância em um caso específico: na instituição de ensino superior Unicesumar. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, análise de documentos da Unicesumar e entrevistas. Por fim, ressalta-se que a Educação a Distância no mundo, no Brasil e na instituição de ensino Unicesumar alcançaram notáveis avanços, contudo ainda há desafios a serem superados, devido ao fato de que ainda existem lugares onde não há acesso à educação e também trabalhar no combate ao preconceito que a modalidade sofre, visto que a Educação a Distância exerce uma função considerável no tocante a democratização do ensino.

Biografia do Autor

Larissa Costa dos Santos, Centro Universitário Cesumar - Unicesumar

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário de Maringá - Unicesumar

Cláudia Herrero Martins Menegassi, Centro Universitário Cesumar - Unicesumar Pesquisadora do ICETI - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação

Doutora em Administração (UP/UFPR 2013). Mestre em Administração (UEM 2007). Graduada em Economia (UEM 2004), em Administração e em Processos Gerenciais (Unicesumar 2013). 

É Coordenadora de Planejamento Pedagógico do Núcleo de Educação à Distância da Unicesumar e membro do corpo docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos