Rankings universitários mundiais: análise da congruência entre objetivos e indicadores
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p229Resumo
O caráter internacional do ensino superior leva estudantes, universidades e governos a ter um interesse crescente em conhecer a posição das universidades em comparação com outras no contexto mundial. Os rankings são atraentes à medida que fornecem estas informações. Entretanto, cada um dos rankings desenvolvido faz uso de indicadores e métricas de mensuração definidos segundo o propósito para o qual ele foi criado. Este trabalho tem por objetivo investigar, com base nas publicações científicas, se há congruência entre os indicadores utilizados pelos rankings universitários com os objetivos para os quais o ranking foi desenvolvido. Para isso, foi realizada busca de artigos científicos nas bases Web of Science e na SCOPUS, que resultou em 25 artigos que foram então analisados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, com base em dados secundários. Assim, primeiramente identificaram-se os rankings apresentado pelos trabalhos, sendo que apenas foram analisados os que apareceram em quatro ou mais trabalhos: ARWU; THES; HEEACT; CWTS; Webometrics; SCImago; QS; America´s Best College. Com base na análise, foi possível constatar que dos rankings analisados, dos quais apresentaram seus indicadores, todos apresentam alinhamento entre indicadores e objetivos, mesmo que alguns casos sejam de forma genérica e superficial.
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