Rankings universitários mundiais: análise da congruência entre objetivos e indicadores

Autores

  • Sandra Mara Iesbik Valmorbida Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Thuine Lopes Cardoso Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p229

Resumo

O caráter internacional do ensino superior leva estudantes, universidades e governos a ter um interesse crescente em conhecer a posição das universidades em comparação com outras no contexto mundial. Os rankings são atraentes à medida que fornecem estas informações. Entretanto, cada um dos rankings desenvolvido faz uso de indicadores e métricas de mensuração definidos segundo o propósito para o qual ele foi criado. Este trabalho tem por objetivo investigar, com base nas publicações científicas, se há congruência entre os indicadores utilizados pelos rankings universitários com os objetivos para os quais o ranking foi desenvolvido. Para isso, foi realizada busca de artigos científicos nas bases Web of Science e na SCOPUS, que resultou em 25 artigos que foram então analisados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, com base em dados secundários. Assim, primeiramente identificaram-se os rankings apresentado pelos trabalhos, sendo que apenas foram analisados os que apareceram em quatro ou mais trabalhos: ARWU; THES; HEEACT; CWTS; Webometrics; SCImago; QS; America´s Best College. Com base na análise, foi possível constatar que dos rankings analisados, dos quais apresentaram seus indicadores, todos apresentam alinhamento entre indicadores e objetivos, mesmo que alguns casos sejam de forma genérica e superficial. 

Biografia do Autor

Sandra Mara Iesbik Valmorbida, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Tecnologica Federal do Paraná Campus de Pato Branco

 

Thuine Lopes Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos