A Orientação Empreendedora (OE) na universidade pública: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e74337

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar como a Orientação Empreendedora (OE) acontece na universidade pública, e em que circunstâncias contribui para o desenvolvimento local e regional. Trata-se de um estudo de caso de essência qualitativa e descritiva que se baseou nas dimensões da OE utilizando duas categorias de análise: (i) universidade introduz novos produtos no mercado, (ii) avaliar riscos financeiros ou tecnológicos dos projetos. O instrumento de pesquisa foi construído com base em Fernandes e Santos (2008) e aplicado a gestores e pesquisadores de uma universidade pública. A técnica metodológica foi a snowball que utiliza uma rede social de participantes inicial para ter acesso ao coletivo (OCHOA, 2015). Foram entrevistados 17 gestores e pesquisadores. Os resultados evidenciam que a universidade apresenta características de liderança, com perfil empreendedor; incentivo a criação de Empresas Juniores nos cursos de graduação; apóia a Incubadora Tecnológica da Universidade e o Parque Tecnológico do município, em parceria com a Prefeitura Municipal. Além disso, contribui para a inovação tecnológica, com ambientes colaborativos e fornecendo infraestrutura para o desenvolvimento e interação entre empresas e a universidade.

Biografia do Autor

Elaine Garcia dos Santos, Professora Adjunto da UFPel

Bacharela em Ciências Domésticas (UFPel)

Especialista em Gestão Empresarial (FURG)

Mestre em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais

Alisson Eduardo Maehler, UFPel

Administrador (UFPel)

Mestre em Administração (UFSM)

Doutor em Administração (UFRGS)

Professor Associado da UFPel

Simone Portella Teixeira de Mello, UFPel

Economista (FURG)

Mestre em Educação (UFSC)

Doutora em Educação (UFRGS)

Pós Doutora em Administração (UFSC)

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Publicado

2021-01-04

Edição

Seção

Artigos